"Análise da influência do rio Santa Maria da Vitória na Baía de Vitória, através da modelagem computacional: uma contribuição ao processo de enquadramento"

Nome: Jeanne Cristine Schmidt Saldanha
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 23/05/2007
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Daniel Rigo Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Antonio Sérgio Ferreira Mendonça Examinador Interno
Daniel Rigo Orientador
José Paulo Soares de Azevedo Examinador Externo

Resumo: As costas e os estuários são ambientes nos quais as atividades humanas têm causado uma grande variedade de alterações. Dentre estas, está a utilização cada vez mais intensa e descontrolada dos recursos hídricos, que vêm resultando em diversos conflitos de qualidade e quantidade de água. Para que ações de controle e monitoramento possam ser adotadas com eficácia, visando atenuar os danos provocados por tais práticas, faz-se necessário conhecimento à respeito dos padrões de circulação dos corpos d´água em questão, bem como da sua correlação com a qualidade das águas. No presente estudo, foi implementado um modelo computacional, denominado SisBAHIA, na região que compreende o trecho final do rio Santa Maria da Vitória e a Baía de Vitória.
Após calibração e validação do modelo, associou-se às características hidrodinâmicas da região aspectos ligados à qualidade de suas águas, realizando-se simulações de transporte de constituintes. Através destas simulações foi possível analisar a influência da vazão do rio no comportamento da intrusão salina, correlacionar as condições de vazão fluvial e maré com as concentrações geradas na região do estuário da Baía de Vitória, após o lançamento de um constituinte conservativo e avaliar a qualidade das águas na região depois de realizado o lançamento de um constituinte não conservativo, fazendo uso de diversos cenários de vazão do rio e marés. Pretende-se que os resultados obtidos, contribuam para o processo de enquadramento das águas da Baía de Vitória, além de fornecerem dados que possibilitem o acesso a informações, auxiliando nas tomadas de decisões e no gerenciamento costeiro da região de estudo, visando melhoria nas condições de vida das populações usuárias da baía.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910