AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DE VÍRUS ENTÉRICOS EM ÁGUAS ESTUARINAS E MARISCOS UTILIZANDO-SE A METODOLOGIA PCR EM TEMPO REAL

Resumo: Vários estudos têm mostrado que as águas costeiras são frequentemente contaminadas com vírus entéricos humanos através da descarga de esgotos domésticos tratados e não tratados. Estes vírus persistem por longos períodos no meio ambiente e são responsáveis por importantes infecções respiratórias e gastrointestinais. O problema alcança maiores dimensões quando estas águas são utilizadas para o cultivo de alimentos (frutos do mar) e recreação.

Devido a limitações metodológicas, a detecção de vírus em amostras de águas superficiais, esgotos, águas subterrâneas ou águas marinhas tem sido realizada em pequena escala e restrita a estudos laboratoriais. Nos últimos anos, entretanto, métodos baseados na amplificação específica de ácidos nucléicos como a PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) estão sendo desenvolvidos para detecção, identificação e recentemente, para a enumeração de vírus em amostras ambientais com resultados promissores.

Um das variações da PCR, conhecida como PCR em Tempo Real Quantitativa é uma técnica automatizada, altamente específica que permite a detecção e quantificação de várias sequências gênicas ou microorganismos simultaneamente e pode ser realizada em tempos muito curtos (menos de 4 horas). Considerando-se que alguns vírus não são cultiváveis, esta metodologia é a única aplicável na detecção e enumeração destes vírus.

As aplicações desta técnica já podem ser observadas em diversas áreas como: na indústria de alimentos para identificação e quantificação de microrganismos; em amostras ambientais para avaliação da eficácia dos processos de desinfecção em águas e lodo; em estudos de traçadores bacterianos ambientais, no monitoramento de microcystis e genótipos potencialmente produtores de microcistinas em águas eutrofizadas, no monitoramento de pacientes com infecções ativas, além de dar suporte para os estudos de análise quantitativa de risco microbiológico.

Data de início: 2010-01-01
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Regina de Pinho Keller
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910