Summary: Os resíduos fecais humanos representam um grande problema a saúde pública, uma vez que possuem um volume elevado de microrganismos capazes de transmitir doenças. No modelo predominante de saneamento, os resíduos fecais são misturados aos demais efluentes domésticos nas residências, com elevado gasto de água , para processamento em Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). O custo do transporte e tratamento dos efluentes é elevado e promove o desperdício de água potável, usada em grande quantidade nas descargas dos vasos sanitários.
Uma nova proposta, denominada Saneamento Ecológico, visa segregar os esgotos domésticos na origem, classificando-os em: água cinza (águas provenientes de lavatórios, tanque, máquina de lavar roupa e chuveiro), marrom (fezes), amarela (urina) e negra (mistura de fezes e urina), diminuindo o uso de água e destinando os diferentes resíduos, para distintos tratamentos, o que pode representar uma grande economia.
Com o intuito de colaborar para a melhoria do tratamento das águas marrons este projeto tem o objetivo de avaliar a biodegradabilidade aeróbia dos resíduos fecais de origem humana. Isso dará através de ensaios de respirometria, caracterização físico-química (fósforo total, nitrogênio orgânico total, carbono orgânico e óleos e graxas) e microbiológica (gram, produção de ácido e gás, coagulase, catalase e indol) dos resíduos.

Starting date: 2008-10-01
Deadline (months): 24

Participants:

Rolesort descending Name
Coordinator * Sérvio Túlio Alves Cassini
Student Master * Carolina Francisco Tonani
Vice coordinator * Ricardo Franci Gonçalves
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910