Summary: Poucos estudos sobre a produção de biocombustíveis a partir da gaseificação de lodos de fossa/tanque séptico LFTS ou sua cogaseificação com outras biomassas estão disponíveis. A exemplo de vários combustíveis alternativos que se tornam competitivos devido aos altos preços do barril de petróleo, devido as recentes crises do setor, novos combustíveis alternativos para gaseificação devem ser explorados. Da mesma forma que a conscientização sobre os impactos ambientais causados pela utilização de combustíveis fósseis abrem caminho para a obtenção e aplicação de energias limpas e o desenvolvimento de novos projetos como a utilização de LFTS para gaseificação.
LFTS é um resíduo gerado a partir de estações de tratamento de água. Por este motivo seu maior componente é uma solução aquosa, entre 78-99% do seu peso inicial. A parte restante é um sólido que contém metais pesados, orgânicos tóxicos e microrganismos patogênicos. Alternativas de sustentabilidade de LFTS para a eliminação dos resíduos tóxicos devem ser consideradas tendo em vista atual necessidade de preservação ambiental. Entre as diversas vias de transformação de resíduos está o processo de gaseificação. A gaseificação é uma tecnologia que fornece um meio de produção de gases que podem ser a posteriori utilizados para: produção do gás de síntese (SinGas), produção de combustíveis para alimentação de motores de combustão interna, turbinas a gás, geradores de vapor, entre outras aplicações.
A gaseificação tem como principais vantagens a valorização energética de gases pobres e a possibilidade do seu acoplamento a uma central termoelétrica.

Starting date: 2011-01-01
Deadline (months): 24

Participants:

Rolesort descending Name
Coordinator * Sérvio Túlio Alves Cassini
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910