Summary: Considerando-se a geração de lodo de LFTS na faixa de 0,07 a 1,0 m3.hab-1.ano-1 para esgoto tipicamente doméstico , com teores de O&G do lodo na faixa de .300 a 1500 mg/L, verifica-se a elevada possibilidade de extração dessa fração lipídica. Neste contexto, considerando-se um valor médio de 600 mg/L de O%G no lodo LFTS e um condomínio com 200 pessoas, pode-se inferir a meta de geração de 50 a 120 Kg de O&G por condomínio anualmente o que poderia representar uma sensível diminuição de carga orgânica nas estações de tratamento de esgoto e somar um potencial de acumulo de óleos e graxas para agregação de valor ao resíduo de LFTS gerado anualmente. Esta proposta de pesquisa de tratamento da fração oleosa do lodo de LFTS poderá futuramente subsidiar as informações para construções de centros de processamento de lodos de LFTS, principalmente quanto ao processamento da fração oleosa e seu posterior aproveitamento.
A adequada manutenção de tanques sépticos requer apenas a remoção de sólidos e de gordura em excesso, que podem ocupar no máximo 5% do volume total do processo por ocasião da limpeza. A remoção de grandes volumes de água na limpeza configura um grande desperdício de tempo e de recursos, representando uma ameaça à saúde pública e ao meio ambiente. O desaguamento móvel com segregação de gordura permitirá a remoção do que realmente importa para o desempenho adequado processo e permitirá a valorização energética da gordura. Esta prática resultará na redução total do volume de resíduos coletados, no aumento das facilidades de manuseio do lodo, na diminuição do número de viagens que um mesmo caminhão deve realizar para limpar vários TS, na redução do aporte de líquidos contaminados para os aterros sanitários e na redução dos custos de gerenciamento dos lodos e gorduras de TS, dentre outros benefícios.
A gestão, tanto científica, quanto financeira, entre os grupos internos e externos a UFES será feita pelo Coordenador do Projeto mas abrangerá cada um dos participantes dos grupos de atividades propostas. O grupo atuará mediante planejamento macro inicial das ações, e ajustes de atividades que deverão ser definidas em reuniões quinzenais entre os participantes. Reuniões trimestrais estão previstas, quando os principais resultados obtidos, os problemas e o planejamento das futuras ações serão discutidos. A integração entre os pesquisadores da UFES já ocorre previamente a este projeto, em função de atividades conjuntas realizadas no âmbito do Núceo Água e do Laboratório de Saneamento do Departamento de Engenharia Ambiental e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental.

Starting date: 2011-02-01
Deadline (months): 24

Participants:

Rolesort descending Name
Coordinator * Sérvio Túlio Alves Cassini
Researcher * Ricardo Franci Gonçalves
Student Doctorate * Renata Cristina Chagas
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910