Summary: O clima de uma determinada região é determinado, em grande parte, pela circulação global da atmosfera, da diferença de aquecimento das regiões tropicais para os polos, da presença dos oceanos e continentes e ainda das condições topográficas de cada continentes. A circulação geral da atmosfera e dos oceanos redistribuem calor, umidade e quantidade de movimento linear e angular em todo o planeta, criando circulações e climas específicos para cada local.

As modificações na morfologia urbana alteram o clima da cidade tornando-o diferente daquele do seu entorno natural, formando assim diferentes microclimas em regiões urbanas. A ocupação do solo (uso e ocupação do solo, presença de edificações e de vegetação) é uma variável importante no que tange a formação de microclimas urbanos. Sendo que a vegetação pode alterar variáveis meteorológicas como temperatura, velocidade e direção do vento, umidade relativa do ar, radiação solar e precipitações.

Além disso, as condições meteorológicas são fatores determinantes no transporte de poluentes desde a sua emissão até o seu ponto receptor. O entendimento dos fenômenos meteorológicas atuante em uma região se faz necessário para a modelagem matemática da qualidade do ar desta região. É importante notar que não somente as fontes de emissões de poluentes que são determinantes na qualidade do ar de uma região. As topografias e meteorologia favorecem ou dificultam a dispersão de poluentes e então podem aumentar ou reduzir a concentração de poluentes.

Starting date: 2018-05-01
Deadline (months): 36

Participants:

Rolesort descending Name
Coordinator * Elisa Valentim Goulart
Researcher * Taciana Toledo de Almeida Albuquerque
Researcher * Neyval Costa Reis Jr.
Researcher * Bruno Furieri
Researcher * Jane Meri Santos
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910