BIOREMEDIATION OF PETROLEUM CONTAMINATED AREAS

Summary: O petróleo é quimicamente uma mistura de hidrocarbonetos resultantes de processos ou transofrmações físico-químicos e microbiológica da matéria orgânica que se depositou juntamente com fragmentos de rochas durante movimentos tectônicos de rochas sedimentares em milhões de anos. Nesta condição, esta mistura acumula-se em rochas porosas e permeáveis denominadas rochas reservatório, onde permanece praticamente estável e sem contato com a biosfera.
Os hidrocarbonetos de petróleo incluindo os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (PAH) têm sido categorizados como os principais poluentes pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) e outras organizações ambientais e de saúde em todo mundo. Também aqui no Brasil, a partir dos anos oitenta, as pesquisas têm se voltado para os efeitos, no Meio Ambiente, da exploração de petróleo em nosso território, a utilização de seus derivados e a necessidade de políticas ambientais conseqüentes.
A contaminação por petróleo e derivados tem causado bastante preocupação, seja pela freqüência dos eventos ou pelo elevado potencial dos mesmos. A contaminação de ecossistemas aquáticos e terrestres por hidrocarbonetos pode ser atribuída às atividades das refinarias de petróleo e seus derivados ou vazamentos de tanques de combustíveis subterrâneos.
Devido a essa preocupação ambiental, desenvolveram-se pesquisas para avaliar a biodegradabilidade de hidrocarbonetos de petróleo no solo, pela ação de bactérias presentes no Meio Ambiente.
O tratamento biológico ou técnicas de biorremediação são métodos alternativos para tratamento do solo contaminado. Essas técnicas são econômica e politicamente atrativas e têm mostrado resultados promissores no tratamento de solos contaminados com compostos orgânicos, particularmente com hidrocarbonetos de petróleo.
As bactérias heterotróficas são os organismos mais importantes na transformação de compostos orgânicos perigosos, e esquemas de tratamento de solos podem ser direcionados para o realce de suas atividades.
A biorremediação é a tecnica que utiliza microrganismos capazes de utilizer substancias ou complexos poluentes por meio da formação de biomassa específica. A biorremediação de solos contaminados por hidrocarbonetos pode ser realizada através da estimulação da microflora nativa, pela introdução de nutrientes e oxigênio dentro do solo (bioestimulação) ou por meio de uma inoculação de uma população microbiana mista ou pura, enriquecida dentro do solo (bioaumentação).

Starting date: 2018-03-01
Deadline (months): 48

Participants:

Rolesort descending Name
Coordinator * Sérvio Túlio Alves Cassini
Researcher * Paulo Wagnner Pereira Antunes
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910