PANORAMA DAS EMISSÕES ATMOSFÉRICAS DE NAVIOS EM COMPLEXO PORTUÁRIO PRÓXIMO À REGIÃO URBANA

Nome: Vítor de Oliveira Mateus
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 16/06/2020
Orientador:

Nome Papelordem decrescente
Taciana Toledo de Almeida Albuquerque Orientador

Banca:

Nome Papelordem decrescente
Janaina Antonino Pinto Examinador Externo
Elisa Valentim Goulart Examinador Interno
Taciana Toledo de Almeida Albuquerque Orientador

Resumo: Este trabalhou buscou avaliar a participação das emissões de navios na região portuária que
envolve a Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), onde muitos trabalhos trazem
como foco as emissões de importantes fontes presentes devido à proximidade de grandes
indústrias e ao tráfego urbano. A aplicação de metodologias simplificadas, de dados médios e
de pouca precisão podem subestimar a participação dessas fontes em regiões com grande
proximidade dos portos. Além disso, a falta de legislação brasileira que exija equipamentos de
controle de emissões de navios faz com que tal contribuição possa ainda ser maior, por se tratar
de numerosas movimentações de navios de grande porte internacionais, sendo que muitos
utilizam combustíveis com altos fatores de emissão atmosférica. Cada registro de navio,
contendo tonelagem bruta, tipo de navio, hora de chegada, de atracação e berço onde o navio
atracou foi utilizado para caracterizar cada navio como uma fonte pontual temporária na zona
de atracação e berço correspondentes, e como fonte linha durante o período de manobra (quando
o navio se desloca da zona de espera para a zona de atracação). Para cálculo das emissões,
utilizou-se as metodologias de cálculo da EEA, bem como os fatores de emissão caracterizados
por tipo de navio, tipo de motor-combustível, fase da navegação. Foram calculadas as
concentrações de NOx, SOx e Ni geradas pelas emissões de navios por meio do modelo
gaussiano AERMOD, utilizando dados meteorológicos, de relevo e as taxas de emissões
calculadas com base nos dados de 2015. O domínio utilizado foi de 30 x 30 km, centrado na
coordenada 368028 m S, 7753624 mW. A etapa de espera dos navios é onde foram registrados
os maiores tempos (tempo médio de 41,68 h), sendo os navios do tipo Granéis Sólidos o que
registram maior tempo médio de espera (160,48 h). As emissões totais calculadas foram de:
NOx (100.607,88 ton./ano), SOx (483,99 ton/ano) e Ni (22,15 ton./ano). Em todas as fases os
navios do tipo granéis sólidos têm maior participação nas emissões. Quanto às concentrações
simuladas, NOx demonstrou nas simulações ultrapassar padrões de qualidade do ar locais e
nacionais de máxima concentração média horária. Embora a estação não tenha registrado valor
maiores do que os padrões, os valores ultrapassar podem nas simulações podem indicar forte
influência dos navios nas concentrações de NOx na região.

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