Uso do Diagrama de Coagulação como Ferramenta para o Estudo do Processo de Coagulação e Remoção de Cistos e Oocistos de Protozoários em Água para Abastecimento Público

Nome: Danielle Segóvia Chrysostomo de Almeida Pereira
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 02/06/2006

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Edumar Ramos Cabral Coelho Coorientador
Regina de Pinho Keller Orientador
Ricardo Franci Gonçalves Examinador Interno

Resumo: Os protozoários Cryptosporidium e Giardia são responsáveis, respectivamente, pelas doenças Criptosporidiose e Giardíase. Estas doenças representam o principal problema de saúde pública no que se refere à utilização da água em países desenvolvidos devido, dentre outros motivos, à resistência aos mais variados métodos usados em tratamento de água. No Brasil, é comumente utilizado o tratamento em ciclo completo, que consiste numa seqüência de processos, tais como, coagulação, floculação, sedimentação (flotação), filtração e desinfecção. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a remoção de oocistos de Cryptosporidium spp e cistos de Giardia spp em águas de abastecimento com base no diagrama de coagulação do sulfato de alumínio na região do mecanismo de varredura. Esta pesquisa consistiu na caracterização da água do Rio Jucu, através das análises físico-químicas (pH, temperatura, turbidez, cor verdadeira e aparente, sólidos totais e voláteis, alcalinidade e ferro total) e microbiológicas (Coliformes totais, E. coli, Cryptosporidium e Giardia), no levantamento de diagramas de coagulação no mecanismo de varredura e ensaios de tratabilidade em jarteste com inóculo de (oo)cistos de Cryptosporidium e Giardia, utilizando pontos (dosagem de sulfato de alumínio X pH de coagulação) dentro e fora da região ótima de coagulação identificados nos diagramas. Constatou-se que o diagrama de coagulação é importante para a identificação da região ótima de atuação do mecanismo de varredura. A utilização de pontos dentro da região ótima de varredura proporcionou uma remoção de turbidez da água decantada superior a 80%, e uma recuperação de oocistos de Cryptosporidium no lodo de mais de 70% e de cistos de Giardia de mais de 40%. Estes resultados indicam que a remoção de turbidez influenciou na remoção desses protozoários, visto que a utilização de dosagens de coagulantes localizados na região de ótima de ação deste mecanismo, proporcionou a formação de flocos maiores e mais pesados, o que resultou no arraste desses (oo)cistos e, conseqüentemente, na sua remoção da água em processo de tratamento.
Palavras chaves: Tratamento de água. Diagrama de Coagulação. Cryptosporidium spp. Giardia spp.
Os protozoários Cryptosporidium e Giardia são responsáveis, respectivamente, pelas doenças Criptosporidiose e Giardíase. Estas doenças representam o principal problema de saúde pública no que se refere à utilização da água em países desenvolvidos devido, dentre outros motivos, à resistência aos mais variados métodos usados em tratamento de água. No Brasil, é comumente utilizado o tratamento em ciclo completo, que consiste numa seqüência de processos, tais como, coagulação, floculação, sedimentação (flotação), filtração e desinfecção. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a remoção de oocistos de Cryptosporidium spp e cistos de Giardia spp em águas de abastecimento com base no diagrama de coagulação do sulfato de alumínio na região do mecanismo de varredura. Esta pesquisa consistiu na caracterização da água do Rio Jucu, através das análises físico-químicas (pH, temperatura, turbidez, cor verdadeira e aparente, sólidos totais e voláteis, alcalinidade e ferro total) e microbiológicas (Coliformes totais, E. coli, Cryptosporidium e Giardia), no levantamento de diagramas de coagulação no mecanismo de varredura e ensaios de tratabilidade em jarteste com inóculo de (oo)cistos de Cryptosporidium e Giardia, utilizando pontos (dosagem de sulfato de alumínio X pH de coagulação) dentro e fora da região ótima de coagulação identificados nos diagramas. Constatou-se que o diagrama de coagulação é importante para a identificação da região ótima de atuação do mecanismo de varredura. A utilização de pontos dentro da região ótima de varredura proporcionou uma remoção de turbidez da água decantada superior a 80%, e uma recuperação de oocistos de Cryptosporidium no lodo de mais de 70% e de cistos de Giardia de mais de 40%. Estes resultados indicam que a remoção de turbidez influenciou na remoção desses protozoários, visto que a utilização de dosagens de coagulantes localizados na região de ótima de ação deste mecanismo, proporcionou a formação de flocos maiores e mais pesados, o que resultou no arraste desses (oo)cistos e, conseqüentemente, na sua remoção da água em processo de tratamento.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910