MEDIUM-TERM SEABED MORPHOLOGICAL EVOLUTION IN THE BARRA DO RIACHO'S PORT AND ITS SURROUNDINGS, ES-BRASIL

Nome: Thais Nunes Coutinho
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 14/05/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Julio Tomás Aquije Chacaltana Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Diogo Costa Buarque Examinador Interno
Jacqueline Albino Examinador Externo
Julio Tomás Aquije Chacaltana Orientador

Resumo: O transporte de sedimento e as mudanças morfológicas do leito tem sido um tema de grande relevância, principalmente, devido a necessidade de prever as mudanças morfológicas na linha de costa, migração de barras, dinâmica estuarina e logística de portos. Neste trabalho, as mudanças do leito induzidas por maré, onda e vento no porto de Portocel e proximidades, localizados em Barra do Riacho, foram estudados. A hidrodinâmica induzida por correntes geradas por ondas foi obtida pelo acoplamento da equação de águas rasas com um modelo de ondas espectral baseado na equação do balanço de densidade da ação espectral. Estes modelos acoplados são conectados através das tensões de radiação da onda e são resolvidos numericamente. As mudanças morfológicas do leito são expressas pela equação de conservação da massa de sedimento de fundo em que quatro fatores de aceleração da morfologia foram testados (1, 30, 60 e 90). Os resultados encontrados mostram bons ajustes entre o modelo numérico e os dados medidos de correntes, nível d’água, altura significativa, período de pico, direção média e mudanças morfológicas do leito. As taxas de transporte de sedimento residuais de fundo e em suspensão mostram que as maiores taxas de transporte de sedimento estão localizadas ao norte e ao sul do porto. Estes resultados estão associados com as mudanças morfológicas nas proximidades da costa. As mudanças morfológicas para 20 anos, considerando ondas, vento e maré com o uso do fator de aceleração da morfologia igual a 90 mostraram taxas de erosão e deposição de 2 m (erosão) a 2,33 m (deposição) ao norte do porto, em que foram as regiões com as maiores taxas de erosão e deposição. Os resultados sugerem que ondas e marés são os principais processos que governam as mudanças morfológicas do leito, levando a erosão próximo à costa, dirigida pelas ondas que quebram e resultam em correntes que transportam sedimentos.

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