Estágio de docência e outras informações

Norma geral sobre os Estágios de Docência:O Estágio de Docência é obrigatório para todos os alunos que estejam na condição de bolsistas da CAPES/DS, conforme previsto na Portaria MEC/CAPES nº 76/2010, e opcional para os demais alunos.
Portaria MEC/CAPES nº 76/2010, de 14 de abril de 2010:
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA
Art. 18. O estágio de docência é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência, e a qualificação do ensino de graduação sendo obrigatório para todos os bolsistas do Programa de Demanda Social, obedecendo aos seguintes critérios:
I - para o programa que possuir os dois níveis, mestrado e doutorado, a obrigatoriedade ficará restrita ao doutorado;
II - para o programa que possuir apenas o nível de mestrado, a obrigatoriedade do estágio docência será transferida para o mestrado;
III - as Instituições que não oferecerem curso de graduação, deverão associar-se a outras Instituições de ensino superior para atender as exigências do estágio de docência;
IV - o estágio de docência poderá ser remunerado a critério da Instituição, vedado à utilização de recursos repassados pela CAPES;
V - a duração mínima do estágio de docência será de um semestre para o mestrado e dois semestres para o doutorado e a duração máxima para o mestrado será de dois semestres e três semestres para o doutorado;
VI - compete à Comissão de Bolsas CAPES/DS registrar e avaliar o estágio de docência para fins de crédito do pós-graduando, bem como a definição quanto à supervisão e o acompanhamento do estágio;
VII - o docente de ensino superior, que comprovar tais atividades, ficará dispensado do estágio de docência;
VIII - as atividades do estágio de docência deverão ser compatíveis com a área de pesquisa do programa de pós-graduação realizado pelo pós-graduando.
IX - havendo específica articulação entre os sistemas de ensino pactuada pelas autoridades competentes e observadas as demais condições estabelecidas neste artigo, admitir-se-á a realização do estágio docente na rede pública de ensino médio;
X - a carga horária máxima do estágio docência será de 4 horas semanais.Observações Específicas do Programa sobre os Estágios de Docência:
Estágio de docência:

PPGEA
O estágio docência é uma atividade imposta nas normas de Estágio Docência da CAPES. Esta atividade de estágio docência foi estendida em reunião de Colegiado do PPGEA para todos os alunos bolsistas. Os alunos não-bolsistas também poderão participar do estágio docência se o requererem.
A cada fim de semestre letivo os alunos deverão apresentar o Formulário de Cumprimento do Estágio Docência devidamente preenchido e assinado à secretaria do PPGEA. No formulário deverão ser listadas, além da carga horária semanal), as atividades que irão ser desenvolvidas durante o estagio (Os assuntos que irão ministrar de acordo com o programa da aula, As praticas de laboratório que irão desenvolver segundo o planejamento da disciplina, etc).
Incentivamos a todos os alunos bolsistas e não-bolsistas a entrarem em contato com seus orientadores para realizarem as atividades de estágio docência. Também, e com conhecimento de seu orientador, podem procurar pelos docentes do PPGEA para realizarem o estágio em alguma disciplina de interesse do PPGEA ou do DEA.
Já que é uma atividade que deve ser incluída no relatório do PPGEA à CAPES, a coordenação somente emitirá declaração do estágio docência aos aluno devidamente registrados na Coordenação.
O aluno bolsista do PPGEA só poderá dar entrada nos documentos de defesa se já houver realizado o estágio docência para fazer juz ao título de MESTRE ou DOUTOR.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.