APLICAÇÃO DE MODELOS ENERGÉTICOS DE TRANSPORTE
DE SEDIMENTO NA AVALIAÇÃO DA VARIAÇÃO DA
PROFUNDIDADE EM AMBIENTE COSTEIRO
Nome: Leonardo Carvalho de Jesus
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 27/08/2019
Orientador:
Nome | Papel |
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Julio Tomás Aquije Chacaltana | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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Diogo Costa Buarque | Examinador Interno |
José Antônio Tosta dos Reis | Examinador Interno |
Julio Tomás Aquije Chacaltana | Orientador |
Nelson Violante de Carvalho | Examinador Externo |
Roger Matsumoto Moreira | Examinador Externo |
Resumo: O cálculo do transporte de sedimentos e padrões de evolução do leito e costa marinha
são extremamente complexos devido ao grande número de variáveis físicas envolvidas
tanto no transporte de sedimentos e sua resultante nas mudanças morfológicas. Os
modelos de transporte de sedimento para regiões costeiras são baseados basicamente
em duas metodologias: modelos baseados na tensão que o fluido exerce no leito marinho
e aqueles derivados da energia do escoamento proposto por Bagnold (1963). Neste
trabalho um modelo de evolução rítmica de estruturas costeiras foi implementado e
testado. O transporte de sedimentos foi calculado através de uma equação de transporte
de sedimentos baseado no modelo de Bagnold (1963), incluindo os efeitos de pressão,
declividade do leito e gravidade. A eficiência de transporte de sedimentos no modelo
energético de Bagnold (1963) foi modelada através de 5 formulações, sendo
implementada uma equação baseada na velocidade do escoamento. O modelo
desenvolvido para o transporte de sedimentos e evolução do leito foi aplicado para o
cálculo das alterações rítmicas da costa induzidas por ondas de gravidade. Os resultados
do modelo numérico mostraram boa correlação com os dados medidos, mesmo com a
fórmula implementada para a eficiência do transporte de sedimentos proposta. A
evolução do leito foi satisfatoriamente simulada pelo modelo desenvolvido, mostrando se adequando ao cálculo das alterações morfológicas em ambiente costeiro.