ENERGY SOURCE IN THE HEAVY FREIGHT RAILWAY SECTOR: A LIFE

CYCLE ASSESSMENT (LCA)

Nome: BERNARDO BICALHO CARVALHAES

Data de publicação: 25/08/2025

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALENCAR SOARES BRAVO Examinador Externo
DIEGO LIMA MEDEIROS Coorientador
GIUSILENE COSTA DE SOUZA PINHO Examinador Externo
JOAO LUIZ CALMON NOGUEIRA DA GAMA Presidente
JOSÉ CARLOS MARTINS RAMALHO Examinador Externo

Páginas

Resumo: Esta tese avalia as fontes de energia no setor ferroviário de carga pesada por meio da Análise do
Ciclo de Vida (ACV), com foco na comparação entre diesel, biodiesel, gás natural e locomotivas a
bateria. Utilizando a metodologia ACV conforme as normas ISO 14040 e 14044, o estudo analisa
os impactos ambientais em termos de demanda de energia cumulativa (CED) e pegada de carbono
(GWP), considerando unidades funcionais como quilowatt-hora (kWh), tonelada bruta-quilômetro
(G-T.km) e tonelada líquida-quilômetro (T.km). Uma revisão bibliométrica identificou lacunas na
literatura, levando à proposta de diretrizes para padronizar estudos de ACV em ferrovias, facilitando
a replicabilidade e comparabilidade. Aplicando essas diretrizes, foram comparadas ferrovias
brasileiras (Estrada de Ferro Carajás - EFC e Estrada de Ferro Vitória a Minas - EFVM) e a rede da
Fortescue Metals Group (FMG) na Austrália. Os resultados indicam que baterias e gás natural
liquefeito (GNL) oferecem as maiores reduções em emissões de gases de efeito estufa,
especialmente em redes elétricas com alta participação de renováveis, como no Brasil. O biodiesel
de palma apresenta a menor pegada de carbono por kWh, enquanto o biodiesel de soja com
mudança no uso da terra pode superar o diesel convencional em impactos. A eficiência operacional
da FMG resulta em emissões menores por tonelada transportada, destacando a influência da
infraestrutura. A tese contribui para decisões sustentáveis no setor ferroviário, enfatizando a
necessidade de descarbonização integrada da matriz energética para maximizar os benefícios
ambientais.

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