Padronização de metodologia para detecção molecular e determinação da carga viral de SARS-CoV-2 em águas residuárias

Resumo: Com o aumento da disseminação do novo coronavírus na população surge a necessidade de seu monitoramento, bem como a necessidade de avaliar o significado da presença e quantificação do SARS-CoV-2
no meio ambiente. Desta forma, esta proposta trata de um estudo piloto para padronização das técnicas moleculares de detecção e determinação da carga viral.
Os resultados deste estudo piloto serão empregados para avaliar a dinâmica de disseminação do SARS-CoV-2 na população e em águas residuárias da região Metropolitana de Vitória - ES como subsídios para ações de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, propostas por nossa equipe nos Editais CAPES 09/2020 e CNPq 07/2020.
Estudos desta natureza ainda não foram realizados no Espírito Santo e, portanto, há clara necessidade de avaliar o perfil da disseminação da COVID-19 na população capixaba para ajustar as medidas de controle da doença.
Assim, a padronização destas técnicas contribuirá para o conhecimento sobre a disseminação viral, bem como sua permanência no meio ambiente, e poderão ser aplicadas pelas secretarias municipais e estaduais de saúde e de meio ambiente como estratégias de Vigilância Epidemiológica e Ambiental para auxiliar no controle da pandemia pela COVID-19 e alerta da sua reemergência na população.

Data de início: 2020-06-22
Prazo (meses): 6

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Colaborador Ricardo Franci Gonçalves
Colaborador Sérvio Túlio Alves Cassini
Colaborador Sandra Lúcia Ventorin von Zeidler
Coordenador Regina de Pinho Keller
Técnicos Gabriela Tonini Peterle

Páginas

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910