Modelagem matemática dos mecanismos de transferência de massa no topo de um dossel urbano: um estudo LES, DNS e túnel de vento
Resumo: O problema científico a ser abordado pela DIPLOS (Dispersão de Liberações Localizadas em uma Rede de Rua) é a dispersão de material liberado de fontes localizadas em fluxo turbulento dentro de uma geometria urbana complexa. Mais especificamente, o regime que abrange as escalas de ruas e vizinhanças (dezenas de metros a alguns quilômetros) e de escalas de tempo de segundos a horas é onde há maior necessidade de melhor compreensão e parametrização fundamentais. Nessas escalas, os edifícios têm um grande impacto na dispersão e as flutuações de concentração espacial e temporal são grandes; a maioria dos modelos operacionais atuais é incapaz de lidar com essa complexidade. Uma abordagem nova e promissora é considerar uma área urbana como uma rede de ruas unidas em cruzamentos; as trocas nessa rede de ruas e com a camada limite acima são fundamentais para modelar os padrões de dispersão e a evolução dos poluentes. O projeto DIPLOS consiste em quatro dimensões: (i) experimentos em túnel de vento (realizados na Universidade de Surrey); (ii) simulações numéricas usando LES (realizado na Universidade de Southampton) e (iii) DNS (realizado na Universidade de Reading) e (iv) melhoria, aplicação e avaliação de um modelo simplificado (modelo SIRANE desenvolvido por SOULHAC et al., 2011).
Data de início: 2018-07-02
Prazo (meses): 36
Participantes:
Papel | Nome |
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Aluno Doutorado | Karine Klippel |
Aluno Mestrado | Maressa Perovano Michio Fraga |
Aluno Mestrado | Larissa Coutinho Rosa |
Aluno Mestrado | Nathalia Ribeiro Correa |
Aluno Mestrado | Vitor Ferreira Lavor |